Studio Desk buscou organização estratégica para crescer

Studio Desk é um escritório de arquitetura e urbanismo de Uberlândia que apostou na consultoria da 4MM para organizar e prosperar o negócio. Vem ver o conteúdo completo

Studio Desk é um escritório de arquitetura e urbanismo que tivemos o prazer de atender em 2021. Vem comigo que te conto essa história completa.

 

Arquitetura e Urbanismo está entre os negócios mais promissores da atualidade. Além de ser versátil, está ligado diretamente a outro setor que cresce ano a ano, o da Construção Civil. 

Aqui na 4MM tivemos a oportunidade de atender diferentes escritórios de arquitetura e urbanismo e é impressionante ver a transformação que esses negócios passam após a nossa consultoria. 

Por isso, contamos sempre as histórias de sucesso. Além de serem inspiradoras, mostram que ao mapear e padronizar processos, é possível ter eficiência operacional e consequentemente resultados financeiros melhores. 

 

Hoje vamos contar um pouco de como foi o trabalho desenvolvido no Studio Desk. Vem comigo.

 

Sobre o Studio Desk

 

Desde que se formou em 2003, Ana Carolina Vieira, fundadora do Studio Desk, trabalhou em home office e a empresa levava seu nome “Carol Vieira”. Em 2018, sentiu a necessidade de ter um espaço próprio e mudar o nome da empresa. 

“Não fazia sentido ter o meu nome, se eu tinha três pessoas trabalhando comigo”. 

Foi quando mudou o nome para Studio Desk. Nesse período teve a oportunidade de se aproximar melhor dos colaboradores e clientes, além também de pensar estrategicamente no negócio. 

Um dos diferenciais do Studio Desk está nos projetos exclusivos e autorais que são desenvolvidos de acordo com o perfil de cada cliente. Para quem já construiu, sabe da importância de se ter um projeto diferenciado e que não é facilmente encontrado em outros lugares.

Sabendo desse grande diferencial, Carolina Vieira e equipe passaram a se posicionar no mercado, mostrar os projetos e atrair mais clientes. Sendo que a maior parte deles, vinham  por indicação de outros. 

 

Leia também: Case de sucesso da Nada Igual Design 

 

Do incômodo à ação

 

O escritório caminhava bem, mas a empresária sentiu uma necessidade de padronizar processos, aumentar a produtividade e profissionalizar a empresa.

“Eu sempre fui muito organizada. Porém, não era claro quem fazia o que, a hora de fazer e isso nos fazia perder muito tempo nos projetos”, explica. 

O resultado, segundo Carolina, era a baixa produtividade, falhas ao longo do caminho e a falta de padrão nos processos. Foi nesse contexto que ela solicitou à 4MM uma consultoria para sanar todas essas dores.   

Em primeiro momento foi feita uma imersão no escritório para identificar todos os pontos de contato com o público externo e interno, como funcionava o dia a dia, além também do que cada um fazia. 

A partir desse ponto, usamos o BPM (Business Process Model) entendimento do negócio, identificação dos gargalos operacionais, construção dos fluxos e criação dos artefatos de cada etapa.

O objetivo era garantir que todas as informações necessárias para o escritório e para o cliente fossem coletadas e bem informadas durante a condução do projeto de design.

“Eu já tinha um caminho traçado e quando veio a 4MM me deu uma clareza de tudo. Principalmente daquilo que precisava mudar para aumentar a produtividade e nossos resultados”, conta. 

 

A organização e os resultados

 

O trabalho fluiu com muita tranquilidade em 5 meses de consultoria. Além de organizar toda a parte administrativa e de processos, Carolina conta que um grande ganho foi ter  consciência do lugar que cada um ocupa dentro do escritório. 

Segundo a empresária, todos faziam de tudo e não era claro qual o papel de cada um. Quando a 4MM realizou o trabalho, foi possível identificar  as mudanças que precisavam ser feitas. 

“Eu fazia toda a parte administrativa e agora contratei uma pessoa para fazer. Isso me tirou um pouco da parte operacional e pude cuidar da gestão. A minha parte de criação ficava prejudicada, hoje consigo focar mais e ter mais ideias”.

Para esse ano, o objetivo da empresária é aumentar o número de clientes e seguir todo o planejamento já desenhado pela 4MM. “Melhorou muito, principalmente na agilidade e eficiência”. 

 

 Gostou de conhecer essa história? 

 

Compartilhe:
https://4mm.com.br/noticias/studio-desk-aposta-em-consultoria-para-crescer