Studio Desk é um escritório de arquitetura e urbanismo que tivemos o prazer de atender em 2021. Vem comigo que te conto essa história completa.
Arquitetura e Urbanismo está entre os negócios mais promissores da atualidade. Além de ser versátil, está ligado diretamente a outro setor que cresce ano a ano, o da Construção Civil.
Aqui na 4MM tivemos a oportunidade de atender diferentes escritórios de arquitetura e urbanismo e é impressionante ver a transformação que esses negócios passam após a nossa consultoria.
Por isso, contamos sempre as histórias de sucesso. Além de serem inspiradoras, mostram que ao mapear e padronizar processos, é possível ter eficiência operacional e consequentemente resultados financeiros melhores.
Hoje vamos contar um pouco de como foi o trabalho desenvolvido no Studio Desk. Vem comigo.
Desde que se formou em 2003, Ana Carolina Vieira, fundadora do Studio Desk, trabalhou em home office e a empresa levava seu nome “Carol Vieira”. Em 2018, sentiu a necessidade de ter um espaço próprio e mudar o nome da empresa.
“Não fazia sentido ter o meu nome, se eu tinha três pessoas trabalhando comigo”.
Foi quando mudou o nome para Studio Desk. Nesse período teve a oportunidade de se aproximar melhor dos colaboradores e clientes, além também de pensar estrategicamente no negócio.
Um dos diferenciais do Studio Desk está nos projetos exclusivos e autorais que são desenvolvidos de acordo com o perfil de cada cliente. Para quem já construiu, sabe da importância de se ter um projeto diferenciado e que não é facilmente encontrado em outros lugares.
Sabendo desse grande diferencial, Carolina Vieira e equipe passaram a se posicionar no mercado, mostrar os projetos e atrair mais clientes. Sendo que a maior parte deles, vinham por indicação de outros.
Leia também: Case de sucesso da Nada Igual Design
O escritório caminhava bem, mas a empresária sentiu uma necessidade de padronizar processos, aumentar a produtividade e profissionalizar a empresa.
“Eu sempre fui muito organizada. Porém, não era claro quem fazia o que, a hora de fazer e isso nos fazia perder muito tempo nos projetos”, explica.
O resultado, segundo Carolina, era a baixa produtividade, falhas ao longo do caminho e a falta de padrão nos processos. Foi nesse contexto que ela solicitou à 4MM uma consultoria para sanar todas essas dores.
Em primeiro momento foi feita uma imersão no escritório para identificar todos os pontos de contato com o público externo e interno, como funcionava o dia a dia, além também do que cada um fazia.
A partir desse ponto, usamos o BPM (Business Process Model) entendimento do negócio, identificação dos gargalos operacionais, construção dos fluxos e criação dos artefatos de cada etapa.
O objetivo era garantir que todas as informações necessárias para o escritório e para o cliente fossem coletadas e bem informadas durante a condução do projeto de design.
“Eu já tinha um caminho traçado e quando veio a 4MM me deu uma clareza de tudo. Principalmente daquilo que precisava mudar para aumentar a produtividade e nossos resultados”, conta.
O trabalho fluiu com muita tranquilidade em 5 meses de consultoria. Além de organizar toda a parte administrativa e de processos, Carolina conta que um grande ganho foi ter consciência do lugar que cada um ocupa dentro do escritório.
Segundo a empresária, todos faziam de tudo e não era claro qual o papel de cada um. Quando a 4MM realizou o trabalho, foi possível identificar as mudanças que precisavam ser feitas.
“Eu fazia toda a parte administrativa e agora contratei uma pessoa para fazer. Isso me tirou um pouco da parte operacional e pude cuidar da gestão. A minha parte de criação ficava prejudicada, hoje consigo focar mais e ter mais ideias”.
Para esse ano, o objetivo da empresária é aumentar o número de clientes e seguir todo o planejamento já desenhado pela 4MM. “Melhorou muito, principalmente na agilidade e eficiência”.
Gostou de conhecer essa história?
Compartilhe:
https://4mm.com.br/noticias/studio-desk-aposta-em-consultoria-para-crescer