Como gerenciar o projeto da LGPD?

A LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, entrou em vigor em setembro de 2020 e ainda existem muitas dúvidas em torno do tema. Gerenciar esse projeto dentro de uma empresa, pode ser desafiador se você não tiver conhecimento. Saiba como fazer esse gerenciamento de forma assertiva.

LGPD é a Lei Geral de Proteção de Dados, entrou em vigor em setembro de 2020 e ainda existem muitas dúvidas em torno do tema. Gerenciar esse projeto dentro de uma empresa, pode ser desafiador se você não tiver conhecimento.

Por isso, é importante entender como esse projeto deve ser implantado e assim não perder recursos financeiros e o tempo dos colaboradores envolvidos.

Um dos segredos para que o projeto da LGPD é entender que não se trata apenas de contratos ou equipamentos de segurança de TI. É preciso conhecer os processos que a sua empresa possui para coletar, tratar, armazenar e descartar dados de pessoas físicas.

Isso porque contratos bem elaborados ou proteção aos seus sistemas e servidores não irão garantir que as pessoas que lidam com tudo isso estão realmente tomando os devidos cuidados para evitar que ocorra um incidente de vazamento ou sabem quando podem ou não realizar certo uso das informações que tem nas mãos.

Para te ajudar, separamos aqui algumas dicas para você conduzir o seu projeto da LGPD.

1 – Faça um levantamento de todos os dados

É importante que você levante quais os dados são armazenados, onde eles estão, quem os usa, qual a finalidade desses dados, se há responsável por eles e se necessitam consentimento do titular (e vale reforçar, consentimento é um dos últimos recursos que deve ser usado. Tenha bases legais que te garanta a coleta e processamento desses dados).

Leia também: Case de Sucesso da Aviva

2 – Identifique os dados desnecessários

Os dados que não são usados ou que não podem ser justificados, podem ser excluídos da sua base e facilitar o processo. Lembrando que quanto mais dados, maior o esforço para protegê-los e maior o risco de uma exposição desnecessária.

3 – Defina a equipe ou contrate uma consultoria em LGPD

Para que o projeto seja bem sucedido, é importante que você defina quem irá trabalhar nele ou contrate uma consultoria especializada em LGPD. São essas pessoas que vão dar andamento e colocarão em prática todas as ações necessárias. Você vai precisar de profissionais que consigam ter um olhar para os aspectos jurídicos da lei, uma avaliação técnica das vulnerabilidades de segurança e que também consiga avaliar os seus processos de negócios.

4 – LGPD exige que você crie um cronograma com prazos realistas

Um cronograma com o escopo o mais detalhado possível é fundamental para o sucesso na execução do projeto, independentemente do custo e prazo de duração. É importante levar em consideração todas as limitações da equipe e propor prazos realistas. Você não vai conseguir se adequar em 30 dias, mas é importante começar o quanto antes.

Fez sentido para você?

A 4MM tem uma consultoria específica para LGPD em parceria com a Rocha e Gonçalves Advocacia e a Futura Tecnologia que irá tratar todos os pontos comentados aqui. Fale com a gente para conhecer.

Compartilhe:
https://4mm.com.br/noticias/como-gerenciar-o-projeto-da-lgpd