Terceirização: conheça suas principais vantagens

Como tendência corporativa, é importante entender quais são as principais vantagens para uma empresa ao adotar essa estratégia

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Outsourcing ou terceirização são termos utilizados para definir a mão de obra que é trazida de fora das empresas para atender determinada necessidade e realizar um serviço específico, segundo conceito fornecido pelo IBC Coaching. Considerando a imprevisibilidade do mercado e a redução das barreiras de concorrência, as empresas precisam se empenhar cada vez mais para se tornarem eficientes e competitivas. É justamente neste cenário que a terceirização surge como estratégia capaz de trazer mais flexibilidade e capacidade de adaptação.  Esta prática vem se tornando cada vez mais comum em organizações que desejam direcionar o foco de sua atuação pra o seu core business, delegando atividades para empresas especializadas para otimizar a produtividade e ao mesmo tempo melhorar a qualidade do produto ou serviço oferecido. 

 A terceirização está presente em diversos segmentos como limpeza, recursos humanos, contabilidade, além de funções especialistas como projetos e tecnologia da informação. É sabido que o segmento de TI é um dos mercados que mais terceiriza mão de obra atualmente, e ainda segundo pesquisa realizada pela IDC Brasil, empresa especializada em inteligência de mercado, o outsourcing de TI deve crescer mais de 10% até 2017 no país.

Diante desta tendência corporativa, é importante entender quais são as principais vantagens para uma empresa ao adotar o outsourcing como uma estratégia de gestão:     

1. Flexibilidade 

Dificuldades em atrair bons candidatos, concorrência com outros departamentos na triagem de currículos e entraves no processo de contratação são problemas comuns para qualquer empresa. O outsourcing oferece maior rapidez no processo de recrutamento e seleção de profissionais, garantindo um rápido crescimento da equipe de trabalho em um curto período de tempo.

Além disso, a terceirização pode ser bastante vantajosa no atendimento de demandas temporárias. Desta forma, empresas conseguem atender, com alto nível de qualidade, necessidades pontuais que exigiriam planejamento e custos com a preparação e treinamento de novos profissionais. 

2. Especialidade

A contratação do profissional adequado para a necessidade identificada possibilita a aquisição de uma especialidade que pode incorporar novos conhecimentos à equipe interna da empresa. Isso é possível quando o profissional terceirizado carrega um “pacote de ferramentas” capaz de agregar valor ao processo e às práticas correntes.  Com a postura de trabalho em conjunto entre terceiro e contratante, gera-se maior troca de conhecimento e experiências, contribuindo para melhorar a qualidade do trabalho e o alcance de melhores resultados. 

3. Maior agilidade na aprovação de recursos para contratações

O processo de definição de orçamentos é sempre muito delicado e os critérios para a alocação de recursos geralmente envolvem diversas aprovações. No entanto, é preciso reconhecer que investimentos destinados a demandas geradas por projetos internos são mais fáceis de serem aprovados do que aquisições de máquinas, equipamentos e contratação interna de pessoas, que podem gerar altos níveis de investimentos e despesas recorrentes mesmo após a conclusão do projeto.

4. Consultoria Especializada

O serviço de outsourcing pode oferecer maiores benefícios quando a empresa contratada oferece apoio aos profissionais e gerencia toda a equipe envolvida. Desta forma, o a consultoria especializada agrega valor ao negócio, oferecendo uma visão crítica do processo, aplicando técnicas e ferramentas de gestão, propondo novas alternativas que contribuam para a melhoria do fluxo de trabalho.

 

A 4MM trabalha o outsourcing em dois de seus serviços: Alocação de Especialistas, que envolve recrutamento, contratação e alocação de um profissional com perfil e conhecimento aderente à vaga; e no serviço de Operação Gerenciada, no qual além da seleção de profissionais, oferece uma camada de gestão e acompanhamento de todo o processo terceirizado e da equipe inserida nele, fornecendo ferramentas e propondo soluções que fazem a diferença para a organização alcançar os resultados esperados. 

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