O que é LGPD?

LGPD ficou conhecida nos últimos dias. Mas, o que é LGPD de fato? Te contamos nesse artigo.

LGPD é uma  sigla que ficou comum  e provavelmente você já deve ter visto postagens falando sobre a LGPD, mas ainda não entendeu o que é? Vem com a gente

 

A Lei Geral de Proteção de Dados  (LGPD) foi aprovada em 2018, entrou em vigor em 2020 e as eventuais multas pelo não cumprimento começarão a valer a partir de Agosto de 2021. Talvez seja por isso que tenha ganhado visibilidade. 

Objetivo da LGPD

O principal objetivo é proteger os direitos de liberdade e de privacidade das pessoas e de seus dados. Sabe aqueles telefonemas de outros estados que você não aguenta mais receber e que fica se perguntando de onde a pessoa tira o seu número?

 

Então, algumas empresas compartilham os dados dos seus clientes para outras e você acaba recebendo ligações de pessoas oferecendo um serviço que não deseja.

Empresas não podem usar dados

 

Com a LGPD, isso não pode acontecer, visto que as empresas não poderão usar os seus dados para outra finalidade além daquela para a qual foi coletada ou sem a sua prévia autorização.

 

É vantagem para o consumidor e também para as empresas que serão resguardadas por ela no seu processo de coleta, processamento e armazenamentos de dados.

 

O ideal é que todas as empresas que lidam com dados de pessoas físicas se adequem à Lei para evitar multas e colaborar para o fomento da inovação e novos modelos de negócios.

 

E não estamos falando apenas de clientes. Dados de funcionários e prestadores de serviço também são protegidos pela lei.

 

Além disso, empresas que se adaptarem à Lei serão vistas como empresas seguras em que os consumidores podem confiar as suas informações, sem receio de vazamento ou uso indevido.

 

Ficou com alguma dúvida?

Fale com a gente, nós estamos preparados para te ajudar no seu processo e adaptação

Compartilhe:
https://4mm.com.br/noticias/o-que-e-lgpd