LGPD é uma sigla que ficou comum e provavelmente você já deve ter visto postagens falando sobre a LGPD, mas ainda não entendeu o que é? Vem com a gente.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi aprovada em 2018, entrou em vigor em 2020 e as eventuais multas pelo não cumprimento começarão a valer a partir de Agosto de 2021. Talvez seja por isso que tenha ganhado visibilidade.
O principal objetivo é proteger os direitos de liberdade e de privacidade das pessoas e de seus dados. Sabe aqueles telefonemas de outros estados que você não aguenta mais receber e que fica se perguntando de onde a pessoa tira o seu número?
Então, algumas empresas compartilham os dados dos seus clientes para outras e você acaba recebendo ligações de pessoas oferecendo um serviço que não deseja.
Com a LGPD, isso não pode acontecer, visto que as empresas não poderão usar os seus dados para outra finalidade além daquela para a qual foi coletada ou sem a sua prévia autorização.
É vantagem para o consumidor e também para as empresas que serão resguardadas por ela no seu processo de coleta, processamento e armazenamentos de dados.
O ideal é que todas as empresas que lidam com dados de pessoas físicas se adequem à Lei para evitar multas e colaborar para o fomento da inovação e novos modelos de negócios.
E não estamos falando apenas de clientes. Dados de funcionários e prestadores de serviço também são protegidos pela lei.
Além disso, empresas que se adaptarem à Lei serão vistas como empresas seguras em que os consumidores podem confiar as suas informações, sem receio de vazamento ou uso indevido.
Ficou com alguma dúvida?
Fale com a gente, nós estamos preparados para te ajudar no seu processo e adaptação.
Compartilhe:
https://4mm.com.br/noticias/o-que-e-lgpd