Labchecap busca facilitar a gestão de projetos para crescer mais

Labchecap, um dos maiores laboratórios de exames da Bahia, apostou no DRONI para fazer uma gestão eficiente dos projetos

Primeiramente é preciso falar sobre o que acreditamos. Para nós, um dos segredos para que um negócio cresça é a qualidade das parcerias construídas, além do objetivo claro delas. Por isso, temos muito cuidado ao firmar acordos com profissionais e empresas. 

Recentemente firmamos uma parceria com o fundador e diretor da empresa de mentoria  e treinamentos Gestão de Projetos na Prática (GPNP), Etienne Marcos Rocha. Por meio dele, conhecemos o Labchecap e implantamos o DRONI internamente. 

 

Toda essa história, você confere nesse case especial. Continue lendo

 

O Labchecap

 

Em primeiro lugar é importante contar um pouco da história do Labchecap. A empresa atua na área de exames laboratoriais desde 1983. Atualmente, conta com mais de mil colaboradores e com 48 unidades espalhadas por 7 cidades da Bahia. Entre as cidades estão Salvador, Alagoinhas, Camaçari, Candeias, Feira de Santana, Lauro de Freitas e Simões Filho. 

O diretor de relacionamento de mercado, Marcelo Bernardino, que faz parte da segunda geração do quadro societário da empresa, conta que o Labchecap apresenta taxas de crescimentos históricas muito elevadas e busca atingir números ainda maiores nos próximos anos.. 

Nesse sentido, a empresa direcionou neste ano o olhar para a organização dos processos. Além também do investimento forte na gestão do negócio e dos projetos estratégicos.

Por meio da área de Qualidade e Planejamento Estratégico, a mentoria do nosso parceiro Etienne, atua no ensinamento e acompanhamento de boas práticas de gestão de projetos, com a aplicação pelos seus colaboradores.

“A estruturação de um setor de gestão de projetos foi fundamental para que a empresa direcionasse ainda mais o olhar para a estratégia a médio e longo prazo”, explica Marcelo Bernardino.

 

Estratégia do Oceano Azul

 

De antemão, te adianto que essa estratégia é conhecida mundialmente que foi disseminada através do livro “A Estratégia do Oceano Azul” lançado em 2005. Desde o lançamento,  essa é uma das estratégias aplicadas por grandes empresas como Uber, Apple e Youtube.

Sob o mesmo ponto de vista do livro, o conceito foi adotado pelo Labchecap neste ano. Por meio dele, busca-se focar na inovação do modelo de negócio que consequentemente faz com que as empresas repensem no hoje e planejem o futuro ao buscar mercados ainda não explorados.

De acordo com Marcelo Bernardino, um dos produtos do último planejamento estratégico  foram pesquisas  realizadas com os clientes onde foram identificados os principais fatores de melhorias a serem feitas. “Identificamos as principais dores dos usuários dos serviços de laboratório, diagnóstico  . Nesse sentido, criamos um projeto no qual pretendemos revolucionar o mercado que estamos”, conta.

Sem dar detalhes do projeto, Bernardino revela que um dos segredos para que ele seja executado e tenha os resultados esperados é a implantação do DRONI, a solução colaborativa para gerenciar projetos desenvolvida pela 4MM. 

“Um dos grandes desafios que nós tínhamos era ter uma comunicação em tempo real sobre o andamento dos projetos e acompanhar o que estava sendo executado. Com o DRONI conseguimos solucionar essa questão. Pois, você informa o status do projeto, notifica as demandas para o gestor e consegue fazer o controle de uma maneira muito simples”, conta Marcelo.  

 

DRONI provocou mudança de cultura 

 

No mercado desde a década de 80, o Labchecap passou por uma série de mudanças ao longo desses anos. Desta vez, a transformação foi no investimento em tecnologia, além da priorização de três grandes projetos considerados importantes para que a empresa alcance a sua visão estratégia nos próximos anos 

Antes de implantar o DRONI, a gestão de projetos era feita por meio de documentos de texto e planilhas. “Nós tínhamos uma grande quantidade de projetos estratégicos e existia ainda muita oportunidade de crescimento e profissionalização da área.  Por isso, muita coisa se perdia no caminho. Hoje não, eu faço tudo pelo DRONI até as minhas atividades eu insiro lá”, revela Bernardino. 

Com o DRONI, conforme revela Marcelo, foi necessário fazer uma mudança na cultura para que os colaboradores pudessem se adaptar a esse novo modelo de gestão. “Hoje a gente faz reunião analisando tudo pelo DRONI. Paramos com as apresentações em slides ou planilhas e acessamos os dados que são confiáveis e simples de serem encontrados no software”. 

 

Engajamento da liderança

 

Uma característica da cultura do Labchecap é o envolvimento das lideranças nos projetos e ações da empresa. Esse comportamento “hands on” foi fundamental, segundo o mentor Etienne, para que os resultados começassem a aparecer. “Os sócios estão sempre presentes e usam o software com frequência. Isso gera uma identificação com as equipes dos projetos.”

Em suma, o DRONI tem sido uma ferramenta facilitadora e colaborativa para o Labchecap nos últimos meses. Você gostou desse conteúdo?

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Quer conhecer o DRONI?

Acesse o site www.droni.com.br e solicite uma demonstração. 

 

Quer conhecer o LABCHECAP?

Acesse o site https://www.labchecap.com.br/ 

 

Quer conhecer a GPNP?

Acesse o site https://www.gpnp.com.br/

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