Conheça o atendimento (des)qualificado

“Queimar” o filme com o seu cliente pode não ter volta, corra desse risco com dicas de especialistas

Atendimento

O bom atendimento ao cliente tem se tornado um elemento cada vez mais essencial para as empresas, conferindo um importante diferencial competitivo àquelas que conseguem oferecer um atendimento profissional e qualificado. No entanto, independente do segmento ou do contexto em que estão inseridas, muitas empresas continuam cometendo erros recorrentes com seus clientes, podendo promover sérios danos à sua imagem a longo prazo.

A revista Exame publicou recentemente um artigo intitulado “8 atitudes que queimam o filme com o seu cliente”. Algumas atitudes mencionadas neste artigo nos chamaram bastante a atenção e merecem destaque aqui.

Não ceder

Mesmo que você não esteja ganhando nada, favoreça o seu cliente. Um exemplo: seu cliente disse que não o suco não está bom. Ofereça outro. Mesmo que você assuma o prejuízo, esta atitude pode conquistá-lo. Bater boca com o cliente é uma atitude intolerável. Discutir com ele é criar um novo problema. Porém, em alguns momentos, é melhor negociar. Analise com cuidado cada situação para saber o momento certo de ceder ou apresentar uma nova proposta.

Não entregar no prazo

A questão da entrega tem sido a principal reclamação no e-commerce, mas também representa um problema comum a empresas de qualquer segmento. Uma gráfica, por exemplo, não pode deixar de entregar o material nos prazos estabelecidos com seu cliente. Assim como uma consultoria especializada não deve atrasar as entregas de seus projetos. Geralmente, este tipo de problema é causado por falhas no dimensionamento do trabalho, má previsão dos prazos ou até mesmo por negligência de um planejamento adequado. Reconheça suas limitações e estabeleça datas realistas. Garanta o entendimento das entregas, e por fim, respeite os prazos definidos.

Tratar o cliente com apatia

Procure entender o que o seu cliente realmente precisa. Aprenda a ouvir, compreender e explore os seus desejos. Sempre ofereça a  melhor solução, e não a melhor venda. Como um vendedor de eletrônicos que recomenda um item mais barato e mais adequado ao uso de seu cliente ao invés de “empurrar” outros modelos mais caros. Ou um gerente de banco que oferece um tipo de investimento adequado ao perfil do seu cliente ao invés de sugerir outros tipos de investimento apenas para atingir sua meta.

Além das posturas indicadas no artigo da Exame, confira a seguir outras atitudes que também podem queimar o filme com seus clientes.

Deixar seu cliente esperando

Nunca deixe seu cliente esperando um retorno. Seja por uma proposta comercial, informações solicitadas por e-mail ou simplesmente uma mensagem no celular. Mesmo que ele não tenha exigido uma resposta ou não espere por isto, nunca deixo-o no vão. Demonstre atenção aos seus pedidos e contatos, mesmo que seja para confirmar o recebimento e informar que já está trabalhando em sua solicitação.

Não dar atenção após a realização da venda

Nunca abandone seu cliente após a venda. Este pode ter sido apenas o primeiro contato, então busque preservar o relacionamento com seus clientes para que eles sempre se lembrem de você, voltem a consumir seus serviços ou produtos e te indiquem para outras pessoas. Muitas empresas até conseguem seduzir e conquistar, mas poucas são capazes de encantar os seus clientes. Construir um relacionamento de longo prazo é fundamental para negócios que desejam ter longevidade.

Gostou das dicas? Tem interesse em saber mais sobre o assunto? Acesse o link a seguir e acompanhe o artigo na íntegra:
http://exame.abril.com.br/pme/noticias/8-atitudes-que-queimam-o-filme-com-o-seu-cliente

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