Objetivo ou Escopo? Entenda as diferenças

São conceitos importantes dentro de um projeto. Veja quais as diferenças entre eles

Você já acabou se perdendo no momento de definir o objetivo e escopo do seu projeto? Apesar de serem conceitos diferentes, objetivo e escopo acabam se confundindo durante o planejamento do projeto.

Por isso, buscamos explorar neste artigo cada um deles e incluir algumas dicas importantes para te ajudar a esclarecer as coisas.

Objetivo do Projeto

Nem sempre os profissionais ligados a projetos compreendem a importância em definir claramente o objetivo para alcançar o sucesso do projeto. O objetivo é o norte que responde à pergunta “Por que iremos dispender pessoas e recursos para esse projeto?”, e sem essa resposta o projeto corre sérios riscos em relação à motivação das pessoas envolvidas e ao entendimento acerca dos resultados que deverão ser alcançados. O sucesso de um projeto pode ser medido através de diversos parâmetros que podem ser estabelecidos em cada caso, mas alcançar o objetivo proposto e esperado pelo negócio, já é um enorme indicativo de sucesso.

Por isso, o objetivo precisa ser estabelecido, conhecido e incorporado por todos os interessados no projeto. Apesar de não ser um conceito novo, vale sempre recorrer ao bom e velho objetivo SMART, que direciona os principais componentes para um bom objetivo:

  • (S)Específico – traduzindo o que deve ser realizado com objetividade;
  • (M)Mensurável – definindo uma meta que possa ser medida ao final do projeto;
  • (A)Realista – que seja possível de ser alcançado;
  • (R)Relevante – sendo de alguma forma  importante o objetivo da empresa e coerente com as suas estratégias;
  • (T)Temporal – deve ter um prazo para ser realizado.

Escopo do Projeto

A definição do escopo também é uma etapa fundamental para o sucesso de qualquer projeto pois é aqui que definimos quais entregas serão realizadas ao final do projeto.

É o escopo que define os limites do projeto. Em outras palavras, o escopo determina o que está ou não está incluso no projeto.

Não se esqueça de validar o escopo com o cliente ou solicitante do projeto. Essa prática garante maior alinhamento com as expectativas das pessoas envolvidas no projeto e evita surpresas desagradáveis no momento de validação das entregas ou conclusão do projeto.

Para que estes conceitos se tornem mais claros vamos ilustrá-los tomando como exemplo o projeto das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.

Rio 2016Objetivo:

Organizar os Jogos Olímpicos na cidade do Rio de Janeiro no mês de agosto de 2016, dentro do orçamento previsto de R$ 38,26 bilhões , atendendo aos critérios estabelecidos pelo Comitê Olímpico Internacional, garantindo a segurança dos atletas, público e imprensa presente a fim de que o evento tenha uma repercussão positiva em todo o mundo.

Escopo:

– Recrutamento, seleção e treinamento dos voluntários

– Construção e Reformas das Arenas Esportivas

– Infraestrutura de acomodações dos atletas

– Geração e Disponibilização dos Ingressos

– Segurança e supervisão do público e atletas

– Traslado dos atletas para os locais de competição

Não Escopo:

– Deslocamento dos atletas dos seus países de origem para o Brasil

– Segurança dos atletas fora do parque olímpico e arenas esportivas

Tanto Objetivo quanto o Escopo são fundamentais para o sucesso de qualquer projeto. Eles garantem maior alinhamento da equipe sobre o que deve ser feito e definem aonde a empresa deseja chegar com um determinado projeto. Por isso, não se esqueça de incluí-los  em seu planejamento. Temos certeza que eles farão toda diferença para o sucesso dos seus projetos!

Compartilhe:
https://4mm.com.br/noticias/objetivo-ou-escopo-entenda-as-diferencas