Descubra os principais benefícios da Gestão de Processos para sua empresa

Saiba mais sobre aproveitamento dos recursos da empresa e ganhos de qualidade

4MM - Gestão de ProcessosO sucesso de toda organização está atrelado à maneira como ela realiza a gestão de seus recursos, sejam eles materiais, monetários ou de pessoal. No entanto, gerir bem os recursos representa um enorme desafio para qualquer gestor. Por menor que seja a empresa, não é fácil conseguir gerenciar com qualidade todas as atividades que devem ser realizadas todos os dias pelos colaboradores.

Tendo em vista este cenário, gerenciar os processos de sua empresa pode ajudar a compreender melhor como o trabalho deve ser realizado, revelando gargalos e identificando oportunidades de melhoria na forma como a organização produz seus resultados. A partir do texto “Por que implementar a gestão de processos em sua empresa?” publicado por Frederico Rezende no blog Gestão por Processos, selecionamos alguns benefícios da gestão de processos que merecem um destaque especial:

Produz ganhos significativos de qualidade

A partir do momento em que os envolvidos sabem o que devem fazer, fica mais fácil identificar falhas, corrigir erros e entender como o processo pode ser melhorado. Com processos bem definidos, consegue-se imos fazer com que a equipe realize as atividades com maior facilidade e qualidade. Por fim, minimiza-se o retrabalho e permite aumentar a produtividade da empresa.

Gestão do conhecimento produzido pela empresa

Ter seus processos mapeados é fundamental para garantir que o conhecimento adquirido com a execução das atividades permaneça na empresa, reduzindo o tempo com treinamentos e capacitações com novos colaboradores. A gestão de processos também garante a padronização do trabalho que será desenvolvido em cada processo, evitando que novas formas de trabalho sejam criadas toda vez que um funcionário deixa a empresa.

Além das vantagens mencionadas acima, vale a pena mencionar outras duas vantagens de realizar a gestão de processos:

Melhor aproveitamento dos recursos da empresa

Realizando a gestão dos processos, consegue-se dimensionar melhor o esforço da equipe na execução das atividades e alcançar melhores níveis de aproveitamento do trabalho realizado. Desta maneira, minimiza-se o desperdício de tempo e recursos para focar naquilo que realmente importa para a empresa, reduzindo o tempo gasto para o desempenho das atividades operacionais e aproveitando para investir mais tempo naquilo que é estratégico.

Garante maior alinhamento entre estratégia e operação

A abordagem com foco em processos garante maior alinhamento estratégico pois permite que os gestores avaliem não apenas a performance dos indicadores dos processos mas também até que ponto eles realmente estão contribuindo para a execução da estratégia. A partir desta visão, é possível traçar ações para aperfeiçoar, corrigir ou até mesmo eliminar os processos que já não contribuem mais para a estratégia corporativa.

Deseja descobrir como a 4MM pode contribuir para a gestão dos seus processos? Entre em contato com a gente por meio do e-mail contato@4mm.com.br

 

Compartilhe:
https://4mm.com.br/noticias/descubra-os-principais-beneficios-da-gestao-de-processos-para-sua-empresa