Descubra dicas para ampliar e fortalecer sua rede de contatos

É importante prestar atenção aos códigos culturais e comportamentais implícitos em uma relação profissional

REde de contatosO networking pode ser uma ferramenta poderosa para ampliar suas oportunidades de negócios aumentar a exposição de qualquer empresa no mercado. No entanto, construir e manter uma rede de contatos não é tão simples como parece. Alguns detalhes podem fazer toda a diferença na construção de novos relacionamentos profissionais.

A Exame publicou recentemente um artigo intitulado “4 detalhes que fazem toda a diferença para o seu networkingque trata sobre algumas dicas bem interessantes de networking profissional. Vejamos aqui, alguns pontos que mais nos chamaram a atenção:

Selecione os contatos que deseja fazer

Valorize a qualidade ao invés da quantidade de suas conexões. Invista seu tempo se aproximando de pessoas que realmente fazem sentido para os negócios e sua carreira. Assim, você conseguirá ser mais assertivo em suas relações e iniciativas.

Seja modesto

A humildade é uma ferramenta poderosa para cativar outras pessoas. Ao invés de começar as conversas falando a respeito de si mesmo, comece perguntando para os outros. Esteja sempre aberto e pronto para ouvir. Desta forma, você pode aproveitar para conhecer melhor as pessoas e empresas de seu interesse.

Considerando as recomendações acima, como podemos aplicar as práticas de Networking no âmbito empresarial? Confira as dicas a seguir e descubra como o planejamento do networking corporativo pode ajudar sua empresa a alavancar novas oportunidades de negócios.

 

  1. Coloque no papel!

Desenvolva uma lista de contatos, classificando as empresas de acordo com sua importância para o seu negócio e defina uma abordagem específica para cada uma delas. Pesquise sobre os produtos, serviços e notícias destas empresas. Assim, você pode descobrir informações importantes para iniciar um contato por e-mail ou telefone.

  1. Aproveite recursos Digitais!

Após estruturar sua lista de contatos, aproveite os recursos digitais para fazer uma divulgação mais ampla dos seus produtos ou serviços. Estes canais são ótimos para obter altos níveis de alcance e baixos custos operacionais. Envie um E-mail Marketing para toda a sua base ou até mesmo e-mails direcionados para os contatos mais importantes.

  1. Saia do escritório!

Embora sejam importantes, os recursos digitais não substituem o contato pessoal. Participar de Eventos Corporativos e se filiar a Associações Comerciais são ótimas oportunidades de construir novos relacionamentos. No entanto, participar de todos os eventos que aparecem pode colocar sua empresa no vermelho. Por isso, seja seletivo na escolha dos eventos e planeje-se para aproveitá-los.

Chegar mais cedo pode te ajudar a iniciar as conversas com mais tranquilidade. Com o ambiente mais vazio, fica mais fácil se aproximar das pessoas. Se necessário, procure o auxílio de intermediários. Iniciar uma conversa com um desconhecido pode se tonar mais natural quando somos apresentados por alguém.

  1. Não perca de vista!

Organize-se para cumprir os compromissos firmados. Independente de qual seja o canal (e-mail, telefone ou contato pessoal) nunca deixe as pessoas esperando por muito tempo. Aproveite sua lista de contatos para controlar as suas iniciativas e garantir que todas suas obrigações foram cumpridas com todos os seus contatos.

Aproveite para aplicar estas dicas no seu dia a dia. Aos poucos, construir e manter novos relacionamentos vai se tornar uma atividade recorrente e natural na sua empresa. Esperamos que este artigo contribua para o sucesso dos seus negócios e de suas iniciativas de Networking.

Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo na íntegra:                                                                                     http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/4-detalhes-que-fazem-toda-a-diferenca-para-o-seu-networking

Compartilhe:
https://4mm.com.br/noticias/descubra-algumas-dicas-para-ampliar-e-fortalecer-sua-rede-de-contatos